sábado, 23 de agosto de 2014

Música "Como eu quero"- Kid Abelha

Como eu quero
Autores: Leoni e Paula Toller





Diz pra eu ficar muda faz cara de mistério
Tira essa bermuda que eu quero você sério
Tramas do sucesso mundo particular
Solos de guitarra não vão me conquistar

REFRÃO:
Uuuuu! Eu quero você como eu quero (BIS)

O que você precisa é de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho em arte final
Agora não tem jeito "cê" tá numa cilada
É cada um por si você por mim e mais nada

REFRÃO:
Uuuuu! Eu quero você como eu quero (BIS)

Longe do meu domínio "cê" vai de mal a pior 
Vem que eu te ensino como ser bem melhor

REFRÃO:
Uuuuu! Eu quero você como eu quero (BIS)

Historia da música:
Álbum: Seu Espião (1984) – Kid Abelha
Nessa época (1984), era muito comum a gravadora testar os artistas em que iriam investir lançando um compacto antes do primeiro LP. Com o grupo de Paula Toller não foi diferente. Em 1983, a gravadora Warner Music resolveu testar o grupo com o lançamento do compacto “Pintura Íntima” a famosa “fazer amor de madrugada”. O disco superou as expectativas e ultrapassou a marca de 150.000 cópias vendidas, atingindo “disco de ouro”. Daí para a gravação do disco foi só questão de tempo. As duas músicas do compacto foram para o LP. A canção que serviu para apresentar o grupo ao Brasil foi composta pelo então casal de namorados Leoni e Paula Toller, mas não agradava o futuro “herói da resistência”. Leoni já declarou em entrevistas que odiava o refrão e tentou modificá-lo até o ultimo minuto. A balada “Como Eu Quero” por pouco não entrou no disco. Os músicos não acreditavam nela. A faixa entrou por insistência do produtor Liminha. Por ironia do destino, essas duas faixas se tornaram não apenas os dois maiores sucessos do disco, como os dois maiores sucessos do conjunto. Durante a gravação do disco, o baterista Beni Borja abandonou o barco. Por isso, seu rosto, que aparecia na capa do compacto, não aparece na capa do disco. Ocorria a primeira transformação: de quinteto para quarteto. O LP é fantástico. Poderia facilmente se passar por uma coletânea. O grupo apresentava um som mais solto, mais alegre. As letras ainda tinham um tom adolescente abordando temas como rebeldia e namoros. Paula Toller ainda demonstrava fragilidade nos vocais, mas toda essa inocência traz um brilho especial na audição. “Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor)”, “Nada Tanto Assim” e “Por Que Não Eu?” estão entre os grandes destaques do disco.

Resumo da música:
A letra de "Como Eu Quero" apresenta uma personagem feminina manipuladora que está comunicando a seu namorado que só continuará com ele se ele for capaz de aceitar as mudanças que ela lhe propõe.

Censura e sucesso:
A canção, talvez por apresentar uma visão feminina um tanto quanto não usual para os padrões morais da época, foi censurada pela já inexpressiva ditadura militar assim que foi lançada em 1984. A censura, entretanto, de nada atrapalhou que a canção obtivesse sucesso ao nível nacional, tendo atingido a primeira posição na lista semanal das canções mais executadas nas rádios brasileiras. Na lista das canções mais executadas do ano de 1984, "Como Eu Quero" ficou em segundo lugar, atrás apenas de "Sonífera Ilha" dos Titãs. Este enorme sucesso contribuiu para que a canção se tornasse uma das mais reconhecidas de toda a carreira banda.
Relançamento e reconquista do sucesso:
No início da década de 1990, foi gravada uma segunda versão para o álbum "Greatest Hits 80's" da banda, a canção ganhou novo vocal com a voz de Paula Toller mais afinada do que nunca, Sendo até hoje a versão mais executada nas rádios. Em 2004, vinte anos após seu lançamento original, a canção foi relançada para as rádios em versão acústica e conseguiu reconquistar parte de seu sucesso inicial.

Regravações e covers:
Elliana de Lima, Kelly Key e Maria Cecília e Rodolfo já regravaram a canção de " como eu quero" .

A resposta de Caetano Veloso:
De acordo com Caetano Veloso, a letra de sua composição "Não Enche", presente no álbum “Livro” de 1998, foi escrita como uma resposta à personagem maniqueísta de "Como Eu Quero".
Álbum “Seu espião”:
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário